sexta-feira, 27 de junho de 2008

Construção da teia da vida
















Esta atividade promove uma visão múltipla da inter-relação existente entre todos os seres que compõem o meio ambiente.

Escrevemos previamente em pequenas tarjetas, elementos da natureza, seres vivos e etc. A distribuição das tarjetas foram feitas de forma aleatória, sem que os participantes vissem as palavras escritas, para que ocorresse a surpresa da descoberta.

Após a escolha, solicitei que os presentes fizessem um círculo e anexassem as tarjetas em um local visível (como se fosse um crachá). O participante que estivesse com a ponta do barbante deveria iniciar a construção da teia dizendo o que estava escrito em seu “crachá” escolhendo outro participante para lançar o rolo do barbante. Todos disseram a razão da escolha, qual a relação que existia entre os elementos e qual a importância dessa relação no meio ambiente.

Ao final da atividade, quando todos os participantes receberam e lançaram o rolo do barbante, convidei a todos para contemplarem o resultado do trabalho, observando a rede que foi criada, a importância do meio ambiente em equilíbrio para todas as formas de vida existentes e o papel fundamental que cada indivíduo exerce na grandiosa teia da vida.


Um comentário:

mara disse...

Deus criou tudo muito belo, e deixou que o homem desfrute e conserve tudo. Quem ainda não tem uma boa relação com todo o Ambiente do qual faz parte e é parte, ainda pode colaborar mudando determinados comportamentos extremamente destrutivos. Pode-se começar com coisas bem simples. Beijos!