sexta-feira, 27 de junho de 2008

As Cores da Terra
















“No princípio a terra era toda verde, verde da natureza, das florestas ricas, dos bosques encantados, das planícies serenas e da esperança de ser casa dos homens amados por Deus.
Mais tarde, o homem considerou a Terra o centro do Universo. Uma Terra de criaturas perfeitas que deviam cuidar do planeta, a idéia é de que a Terra fosse dourada.
Numa outra época, o homem resolveu explorar o espaço e viu a Terra de longe. Chamou a Terra de Planeta Azul. Azul dos mares sem fim, das águas profundas; azul como a paz dos céus infinitos.
O tempo passou a correr descontrolado, a Terra mudou de cor novamente, ficou amarela. Amarela das queimadas, da fumaça das fábricas, dos desertos que cresceram; amarela de medo, medo de perder seu verde, seu ouro, seu azul para sempre...
Esta história termina aqui, porque talvez as últimas cores da Terra sejam o vermelho do aquecimento global, seguida de um negro profundo de escuridão e caos.
Como personagem fundamental desta história, não abandone a Terra. Este planeta feito sob medida para você, a medida do amor."

(Patrícia Galvão).

Após leitura deste texto com os alunos em sala de aula, fizemos uma breve pausa e juntos fizemos uma reflexão. Em seguida, desenhamos um mapa Mundi em uma folha de papel pardo e foram colocadas as cores da Terra com materiais e dejetos variados encontrados no pátio da escola, tais como: papel de bala, sacos de biscoito, tampas de refrigerantes, sacolas plásticas de cores diversas, galhos secos, folhas secas, areia, canudos e tantos outros objetos descartados.

Foi um momento de descontração e criatividade. Aproveitamos este momento, para fazer o reconhecimento e a importância dos elementos naturais, por exemplo, o que é orgânico e inorgânico, reciclável e o que não se recicla, o que mais a população descarta sem ter a preocupação do destino final de cada material e etc.

Esta atividade foi exposta à comunidade escolar valorizando o trabalho desenvolvido pelo grupo!

Nenhum comentário: